Bombeiros Voluntários de Araquari instalam uma subunidade

Os Bombeiros Voluntários de Araquari, corporação localizada no Norte do Estado, passam a contar com uma subunidade, instalada no bairro Itinga. A sessão faz parte do complexo de serviços ofertados à comunidade na Secretaria Municipal de Segurança Pública e Social que comporta, também, a Defesa Civil, Demtran, Junta Militar e Guarda Municipal. A inauguração do espaço municipal ocorreu nesta quinta, 18 de janeiro.
Unidade de atendimento vai reduzir o tempo de resposta às ocorrências na região mais populosa do município
De acordo com a secretaria municipal de segurança, o bairro Itinga e seu entorno possui aproximadamente 26 mil habitantes, o que representa 56,7% da população de Araquari. Justamente por isso, é nessa região onde se registra o maior volume de atendimentos à comunidade, tanto por parte dos bombeiros quanto pela segurança pública.
O presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), Ivan Frederico Hudler, participou da inauguração do novo espaço de serviços para a comunidade. Em seu discurso, ele destacou a importância do modelo “bombeiros voluntários” para sociedade e parceria com o poder público. “Queremos ser parceiros do Estado”, afirmou.

Presidente da ABVESC, Ivan Frederico Hudler, exaltou benefícios do modelo bombeiros voluntários na inauguração do espaço do município
Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Araquari, Charles Constantino, 70% das ocorrências são verificadas nesse bairro – em 2023, a corporação registrou 1.567 atendimentos nos primeiros sete meses, destes, aproximadamente 1.100 foram na região de Araquari. O principal benefício, com a instalação de uma subunidade no bairro, diz ele, será a melhoria no tempo de resposta aos socorros prestados. “Vamos reduzir dos atuais 20 minutos, em média, considerando nosso deslocamento da unidade no centro da cidade, para 6 minutos”, afirma.
A subunidade dos bombeiros voluntários vai contar, inicialmente, com uma unidade de resgate tipo ambulância. Nos próximos meses, será agregado uma unidade de combate a incêndio e resgate e outros veículos de emergência: resgate veicular e resgate e salvamento aquático. Os chassis já foram doados pela Receita Federal e em breve passarão pela transformação em veículo de bombeiro urbano. Segundo o comandante, também para suprir a subunidade do Itinga, em fevereiro próximo será aberto um curso de formação de socorristas.
A inauguração da subunidade dos Bombeiros Voluntários de Araquari foi prestigiada também por Silvana da Silva, presidente dos Bombeiros Voluntários de Navegantes; José Vasquez e Norberto Antonio Luiz, diretor financeiro e secretário dos Bombeiros Voluntários de Araquari, respectivamente; além de Neilor Vincenzi, comandante geral dos bombeiros voluntários em Santa Catarina e comandante dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul; Gustavo Farias, comandante dos Bombeiros Voluntários de Balneário Barra do Sul; Anderson Oparacz, comandante dos Bombeiros Voluntários de Itaiópolis; Carlos Kelm e Luciano Favarin, comandante e subcomandante operacional dos Bombeiros Voluntários de Joinville, respectivamente; e João dos Santos Júnior, comandante dos Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul.
Compartilhe este artigo:
Categorias
- Arabutã — BV 12
- Araquari — BV 38
- Ascurra —BV 32
- Balneário Barra do Sul — BV 25
- Balneário Rincão — BV 46
- Barra Velha — BV 21
- Caçador — BV04
- Campo Belo do Sul — BV 40
- Concórdia — BV 06
- Corupá — BV 11
- Guaramirim — BV 14
- Ibirama — BV 10
- Ilhota — BV 39
- Indaial — BV 27
- Institucional
- Ipumirim — BV 16
- Irani — BV 22
- Itaiópolis — BV 20
- Jaguaruna — BV 41
- Jaraguá do Sul — BV 03
- Joinville — BV 01
- Lindóia do Sul — BV 23
- Lontras — BV 45
- Massaranduba — BV 29
- Navegantes — BV 33
- Operacional
- Pomerode — BV 18
- Presidente Getúlio — BV 37
- São Francisco do Sul — BV 07
- São João do Itaperiú — BV 43
- Schroeder — BV 42
- Sem categoria
- Treze Tílias — BV 17
- Vitor Meireles — BV 44